domingo, 15 de novembro de 2009

Apreciação teórica

Tratamento do conceito relativismo cultural nas séries iniciais da escolarização.

Stella Maris Bortoni - Ricardo (UNB) in: Cox, M. I. P. (ORG.) Que português é esse? Vozes em conflito. São Carlos. Pedro João editores/ Cuiabá.

O relativismo cultural nas escolas ainda está distante de alcançar o que desejamos, vencer e superar o preconceito linguístico. Apesar da linguística já apresentar excelentes mudanças na área de educação, ainda temos professores distantes de compreender tal realidade, às vezes o preconceito é até aguçado pelo professor.

Com a implementação de algumas mudanças na educação, o aluno advindo da zona rural está cada vez mais próximo da comunidade urbana,merece um estudo mais aprofundado,e um trabalho urgente nas salas de aulas.Como professora de alunos de zona rural e urbana,tenho percebido uma baixa estima dos alunos advindos de zona rural, ou periferia, isso deve-se principalmente ao preconceito linguístico ainda muito presente nas escolas.Percebe-se uma dificuldade de expressarem-se. Professores que nem de longe conhecem a linguística, não gera situação para melhorar a auto-estima, diminuindo assim o preconceito.

A escola deve ser o lugar de socialização das práticas de letramento, de disseminação das diferentes culturas,das discussões sobre outros preconceitos,mostrando a origem desses males que tem afetado as comunidades carentes e rurais.Somos vítimas de uma sociedade escravizada pelo padrão,onde alguns por condições econômicas,intelectual,geográfica e social manipulam.É preciso principalmente que cada professor tome postura de educador e ajude os alunos no processo de inclusão, fazendo deles sujeitos cidadãos.

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