terça-feira, 1 de setembro de 2009

Relatório de monitoramento (4h)
Dia 15/08/2009, recomecei os trabalhos com as oficinas e voltei a me animar, pois no encontro do dia 04/07/2009 teve apenas 4 cursistas, e nesse encontro tive 11 cursistas estavam curiosos e ansiosos em recomeçar os trabalhos. Somente 2 cursistas presentes participaram da oficina anterior, por isso tive de repetir a oficina anterior referente as unidades 13 e 14-As dicursões sobre letramento e a função da escrita foi bastante favorável. As discussões e a reflexão sobre o que lemos e escrevemos como profissionais.
Nossos trabalhos começaram somente as 9:00h, pois houve problemas com o transporte dos cursistas. O atraso não tirou de mim o entusiasmo e recebi com música “Aquarela e todo o estresse provocado na viagem foi apaziguado e as leituras de referências, de letreiros da cidade da leitura das questões do TP4 a realização da oficina, foram bastante proveitosas.
As dificuldades de logística ainda continuam, é a 3ª vez que mudamos de escola, nesta há ventilador, há!...Mas não lanchamos e as 11:00h, saímos para o almoço. Às 12:00h retornamos e ficamos até às 14:00h, apesar da temperatura insuportável a turma dividiu-se em 4 grupos e realizaram com sucesso a oficina, onde cada grupo, dividido por série elaboraram uma aula com o poema Cidadezinha Qualquer e as sugestões na socialização foram preciosas para o grupo.
Foi bastante produtivo, apesar dos atrasos os professores estavam dispostos a aprender. As discussões foram valiosas----Abaixo seguem algumas avaliações de cursistas.
Que bom!
Cursista-1-a troca de informação e sugestão.
Cursista-2-ótimas informações.
Cursista-3-tenho uma aula pronta e diferente.
Que tal
1-Continuar assim
2-se esse trabalho durasse mais
Que pena
1-Que muitos colegas não vieram.
2-O tempo é muito pouco.
ATIVIDADES DE CURSISTAS REFERENTES ÀS UNIDADES 13 E 14
5º série
Ø Dividir a turma em equipes de 03ou 04 membros.
Ø Colocam o título do poema.
Ø Fazer inferências acerca do título.
Ø Fazer um texto a parti do titulo proposto.
Ø Contrapor os textos produzidos.
Ø Traçar um paralelo entre o poema original e a produção dos alunos.
Janaina de Oliveira Pimentel
José Francisco Alves Bezerro
6º série
Ø Trabalhar a estrutura do poema: versos, estrofes, rimas e ritmos.
Ø Explorar os tipos de poemas.
Ø Pesquisa biográfica de determinados poetas.
Ø Trabalhar com os alunos os temas na qual focalizam o poema.
Ø Exploração das classes gramaticais dentro do poema.
Ø Trabalhar as composições textuais.
Ø Exposição de um varal com poesias próprias sobre sua cidade.
Cursistas
Maria Socorro
Maria do Amparo
Maria do Desterro
Maria de fatima
7º série
Ø Estudo do texto.
Ø Categorias gramaticais.
Ø Quadro paralelo.
Momento da produção do autor.
Momento Atual.
Pesquisa sobre a vida do autor.
Como seria produzido pelo aluno.
Construção linguística.
Composição do poema que recursos utilizariam.
Importância do tema.
Importância do tema.
Pensamento do autor.
Pensamento do aluno.

Cursistas
Cicilia Mendes
Maria José Neta
8º série
1-Apresentação do titulo (idéias, levantar informações do aluno de como imagina uma cidadezinha.)
2-Apresentar o texto, fazer o aluno comparar o texto apresentado com as informações;
3-Apresentar por escrito um novo texto com informações adversas do texto anterior, relatando como seria uma cidade mais evoluída.
4-expor para a classe os textos produzidos como forma de debate;
5-Pedir que os alunos procurem textos de outros autores como o mesmo tema apresentado, fazendo uma comparação com o texto estudado.
Cursistas
Antonia Almeida
Maycom Soares
Cícero Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário